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QUESTÃO 1
Assunto: Solos / Identificação dos Horizontes
Banca/Concurso: OBJETIVA CONCURSOS – 2022 – Técnico (Pref 16 de Novembro)/Agrícola
Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Entre os horizontes pedogenéticos encontrados no perfil do solo, o horizonte é um horizonte mineral, situado na superfície (ou abaixo do horizonte O ou H), que apresenta concentração de matéria orgânica decomposta, incorporada por atividade biológica, intimamente misturada com a fração mineral.
A) R
B) C
C) A
D) B
Gabarito: Alternativa “C”.
Comentário Sintético:
A questão trata da classificação dos horizontes do solo, exigindo o conhecimento sobre o horizonte A, que é um horizonte mineral superficial contendo matéria orgânica decomposta misturada à fração mineral devido à intensa atividade biológica. Esse horizonte costuma ser mais escuro devido à presença de húmus e é fundamental para a fertilidade do solo. As demais alternativas estão incorretas: o horizonte R (A) representa a rocha consolidada, sem matéria orgânica; o horizonte C (B) é composto por material pouco intemperizado, sem mistura significativa de matéria orgânica; e o horizonte B (D) é subsuperficial e se caracteriza pelo acúmulo de materiais eluviados, não sendo a camada superficial descrita no enunciado. Assim, a alternativa correta é C (Horizonte A).
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
Horizontes Pedogenéticos: Camadas do solo que se formam devido a processos de alteração e transformação dos materiais originais.
Matéria Orgânica: Material de origem vegetal ou animal em diferentes estágios de decomposição.
Fração Mineral: Componentes minerais do solo, como areia, silte e argila.
Atividade Biológica: Ação de organismos vivos no solo, como minhocas, fungos e bactérias.
Horizonte A: É o horizonte mineral localizado na superfície do solo (ou imediatamente abaixo de um horizonte orgânico O ou H, se existir). Caracteriza-se por apresentar matéria orgânica decomposta intimamente misturada à fração mineral, resultante da atividade biológica e de processos de decomposição. É geralmente mais escuro devido ao teor de matéria orgânica e é chamado de “topsoil” em muitos contextos agrícolas.
Horizonte O ou H: Horizontes orgânicos, compostos predominantemente de matéria orgânica em diferentes estágios de decomposição, podendo estar na superfície em solos onde há acúmulo orgânico.
Horizonte B: Horizonte subsuperficial que se distingue pela concentração de argilas, óxidos de ferro, alumínio ou matéria orgânica transportada de horizontes superiores. É o local de acumulação de materiais iluviais.
Horizonte C: Horizonte de material pouco intemperizado ou pouco alterado, constituindo o material de origem do solo, com menor influência dos processos pedogenéticos intensos observados nos horizontes superiores.
Horizonte R: Camada de rocha consolidada (rocha matriz), que não foi intemperizada o suficiente para se caracterizar como solo.
Justificativa do gabarito:
O enunciado descreve um horizonte mineral, superficial (ou abaixo de um horizonte orgânico), com matéria orgânica decomposta intimamente misturada à fração mineral. Essas características correspondem precisamente ao Horizonte A, que costuma ser o mais escuro e biologicamente ativo do perfil, resultado da incorporação de matéria orgânica e da ação de organismos edáficos (atividade biológica).
Por Que as Demais Opções Estão Incorretas?
- Opção A – Horizonte R: Este horizonte refere-se à rocha consolidada (bedrock), não apresentando mistura de matéria orgânica com material mineral intemperizado.
- Opção B – Horizonte C: Corresponde ao material de origem pouco intemperizado, sem as transformações mais intensas ou a incorporação de matéria orgânica típica do horizonte A.
- Opção D – Horizonte B: É um horizonte subsuperficial de acumulação (de argila, óxidos, matéria orgânica eluviada), não sendo o horizonte superficial com mistura intensa de matéria orgânica e mineral.
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS:
Flashcard 1
Frente: Qual a principal característica do Horizonte A?
Flashcard 2
Frente: Em que se difere o Horizonte B do Horizonte A?
Flashcard 3
Frente: O que define o Horizonte R?
Flashcard 4:
Frente: “Quais as características do horizonte R, C e B?”
Flashcard 5:
Frente: Qual horizonte do solo é rico em matéria orgânica decomposta e atividade biológica?
Flashcard 6:
Frente: Por que o horizonte C não contém matéria orgânica significativa?
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Flashcard 1
Frente: Qual a principal característica do Horizonte A?
Verso: É um horizonte mineral, na superfície do solo, com matéria orgânica decomposta intimamente misturada à fração mineral.
Flashcard 2
Frente: Em que se difere o Horizonte B do Horizonte A?
Verso: O Horizonte B é subsuperficial e caracteriza-se por acumulação de argila e óxidos, enquanto o A é o topo do solo, rico em matéria orgânica misturada ao mineral.
Flashcard 3
Frente: O que define o Horizonte R?
Verso: É a rocha consolidada, não intemperizada, na base do perfil de solo.
Flashcard 4:
Frente: “Quais as características do horizonte R, C e B?”
Verso: R: rocha matriz. C: material de origem. B: horizonte de acumulação.”
Flashcard 5:
Frente: Qual horizonte do solo é rico em matéria orgânica decomposta e atividade biológica?
Verso: Horizonte A.
Flashcard 6:
Frente: Por que o horizonte C não contém matéria orgânica significativa?
Verso: É composto por material mineral pouco intemperizado, próximo à rocha original.
MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:

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QUESTÃO 2
Assunto: Fertilidade do Solo / Adubação Orgânica
Banca/Concurso: OBJETIVA CONCURSOS – 2021 – Técnico (Pref Formosa do Sul)/Agropecuária
Considerando-se a Comissão de Química e Fertilidade do Solo, sobre a adubação orgânica, analisar os itens abaixo:
I. Vários materiais orgânicos podem ser utilizados como fertilizante. Os estercos de animais, os resíduos de culturas e os adubos verdes constituem as principais fontes de adubos orgânicos disponíveis.
II. O lodo de esgoto, o composto de lixo e alguns resíduos de agroindústrias podem ser empregados como fontes de nutrientes para as plantas, desde que sua aplicação no solo seja feita de acordo com as normas vigentes, visando à preservação da qualidade do solo e dos mananciais hídricos.
III. Devido à alta concentração de nutrientes dos adubos orgânicos, é necessário aplicar volume menor do que fertilizantes minerais para suprir a mesma quantidade de nutrientes.
Está(ão) CORRETO(S):
A) Somente o item II.
B) Somente os itens I e II.
C) Somente os itens II e III.
D) Todos os itens.
Gabarito: Alternativa “B”.
Comentário Sintético:
A questão aborda a adubação orgânica conforme a Comissão de Química e Fertilidade do Solo, destacando as principais fontes e regulamentos de uso. O item I está correto, pois os estercos, resíduos de culturas e adubos verdes são fontes comuns de matéria orgânica utilizada como fertilizante. O item II também está correto, pois lodo de esgoto, composto de lixo e resíduos agroindustriais podem ser usados como adubos, desde que sigam as normas ambientais para evitar contaminações. O item III está incorreto, pois os adubos orgânicos possuem menor concentração de nutrientes em comparação aos fertilizantes minerais, exigindo maior volume para suprir a mesma quantidade de nutrientes. Assim, a resposta correta é B (Somente os itens I e II).
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
Adubos Orgânicos: Fertilizantes de origem biológica (estercos, resíduos de culturas, adubos verdes, compostos, lodo de esgoto etc.) que fornecem nutrientes às plantas, melhoram as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.
Estercos de Animais, Resíduos de Culturas e Adubos Verdes: São as principais fontes de adubos orgânicos utilizados em propriedades rurais, pois adicionam matéria orgânica e nutrientes ao solo, além de aumentar a retenção de água e a atividade biológica.
Lodo de Esgoto e Compostos de Lixo: Podem ser utilizados como fontes de nutrientes, mas exigem controle de qualidade e atendimento às normas ambientais para evitar contaminações e preservar o solo e os recursos hídricos.
Concentração de Nutrientes: Adubos orgânicos geralmente apresentam menor concentração de nutrientes quando comparados aos fertilizantes minerais, sendo necessário, portanto, aplicar volumes maiores para atingir a mesma quantidade de nutrientes.
Mananciais Hídricos: Fontes de água, como rios, lagos e aquíferos.
Justificativa do gabarito:
- Item I: Correto. De fato, várias fontes de matéria orgânica podem ser utilizadas como adubo, e as principais são estercos, resíduos de culturas e adubos verdes.
- Item II: Correto. O lodo de esgoto, compostos de lixo urbano e resíduos agroindustriais podem fornecer nutrientes ao solo, desde que sejam aplicados seguindo legislações e normas ambientais para evitar contaminações.
- Item III: Incorreto. Adubos orgânicos, em geral, têm menor concentração de nutrientes do que fertilizantes minerais, exigindo maior volume para suprir a mesma quantidade de nutrientes, e não menor volume.
Portanto, somente os itens I e II estão corretos.
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS:
Flashcard 1
Frente: Quais são as principais fontes de adubos orgânicos utilizados em propriedades rurais?
Flashcard 2
Frente: Por que o lodo de esgoto e os resíduos agroindustriais podem ser usados como fertilizantes?
Flashcard 3
Frente: Por que os adubos orgânicos geralmente exigem maior volume para suprir os mesmos nutrientes que um fertilizante mineral?
Flashcard 4:
Frente: “O lodo de esgoto e o composto de lixo podem ser usados como adubos?”
Flashcard 5:
Frente: “Adubos orgânicos possuem alta concentração de nutrientes?”
Flashcard 6:
Frente: Por que os adubos orgânicos exigem maior volume que os minerais para mesma nutrição?
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Flashcard 1
Frente: Quais são as principais fontes de adubos orgânicos utilizados em propriedades rurais?
Verso: Estercos de animais, resíduos de culturas e adubos verdes, pois fornecem matéria orgânica e nutrientes ao solo.
Flashcard 2
Frente: Por que o lodo de esgoto e os resíduos agroindustriais podem ser usados como fertilizantes?
Verso: Porque contêm nutrientes que podem beneficiar as plantas, desde que aplicados de acordo com normas ambientais, evitando contaminações.
Flashcard 3
Frente: Por que os adubos orgânicos geralmente exigem maior volume para suprir os mesmos nutrientes que um fertilizante mineral?
Verso: Porque sua concentração de nutrientes é menor, exigindo quantidades maiores para atingir a mesma quantidade de N, P, K, etc.
Flashcard 4:
Frente: “O lodo de esgoto e o composto de lixo podem ser usados como adubos?”
Verso: “Sim, desde que respeitadas as normas vigentes para preservar a qualidade do solo e da água.”
Flashcard 5:
Frente: “Adubos orgânicos possuem alta concentração de nutrientes?”
Verso: “Não, adubos orgânicos possuem baixa concentração de nutrientes, quando comparados com os adubos minerais.”
Flashcard 6:
Frente: Por que os adubos orgânicos exigem maior volume que os minerais para mesma nutrição?
Verso: Porque têm menor concentração de nutrientes (ex.: esterco tem ~0,5% N vs. ureia com 45% N).
MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:

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QUESTÃO 3
Assunto: Fitopatologia / Doenças da Soja
Banca/Concurso: OBJETIVA CONCURSOS – 2024 – Técnico (Pref Maripá)/Agropecuária
A ferrugem asiática da soja é uma das doenças que acomete a cultura da soja, preocupando muitos produtores e necessitando de um controle criterioso e rigoroso para que não cause grandes danos financeiros.
Essa doença é causada por qual micro-organismo?
A) Fungo.
B) Bactéria.
C) Inseto.
D) Protozoário.
Gabarito: Alternativa “A”.
Comentário Sintético:
A questão trata da ferrugem asiática da soja, uma das principais doenças da cultura, responsável por grandes perdas econômicas. O agente causal é o fungo Phakopsora pachyrhizi, que ataca as folhas, reduzindo a fotossíntese e causando queda prematura, o que impacta diretamente a produtividade. A alternativa correta é A (Fungo). As demais opções estão incorretas: bactérias (B) não são responsáveis por essa doença; insetos (C) podem causar danos mecânicos ou transmitir vírus, mas não são a causa da ferrugem; e protozoários (D) não estão relacionados a doenças fúngicas em plantas.
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
Ferrugem Asiática da Soja: É uma doença foliar da soja caracterizada por lesões de coloração laranja a marrom-avermelhada, causadas por um patógeno fúngico.
Fungo: Organismo pertencente ao reino Fungi, que inclui muitos patógenos de plantas. No caso da ferrugem asiática, o agente etiológico é um fungo, especificamente Phakopsora pachyrhizi, que infecta folhas e outros tecidos da planta.
Bactéria: Micro-organismo procariótico unicelular.
Inseto: Animal invertebrado com corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, e três pares de pernas.
Protozoário: Micro-organismo eucariótico unicelular, heterotrófico.
Etiologia: Termo que se refere à causa ou origem de uma doença.
Justificativa do gabarito:
A ferrugem asiática da soja é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, que é amplamente reconhecido na literatura especializada como o agente etiológico dessa doença. Esse patógeno provoca lesões características na folha, interferindo na fotossíntese e causando queda prematura dos frutos, o que leva a grandes perdas na produtividade. Dessa forma, o micro-organismo responsável é um fungo, justificando a Opção A.
Justificativa das Demais Opções Incorretas
- Opção B – Bactéria:
- Incorreta: Embora bactérias sejam responsáveis por diversas doenças em plantas, a ferrugem asiática da soja não tem etiologia bacteriana; a doença é causada por um fungo, não por uma bactéria.
- Opção C – Inseto:
- Incorreta: Insetos podem causar danos mecânicos ou transmitir vírus, mas não são os agentes causadores de ferrugem, que é uma doença fúngica.
- Opção D – Protozoário:
- Incorreta: Protozoários são micro-organismos unicelulares do reino Protista e não estão associados à etiologia da ferrugem asiática da soja, que é causada por um fungo.
A classificação correta do agente patogênico baseia-se em estudos e na doutrina fitopatológica, que identificam Phakopsora pachyrhizi como o fungo responsável pela ferrugem asiática da soja.
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS:
Flashcard 1:
Frente: Qual é o agente etiológico da ferrugem asiática da soja?
Flashcard 2:
Frente: Quais são os principais sintomas da ferrugem asiática na soja?
Flashcard 3:
Frente: Por que o manejo da ferrugem asiática é crucial na cultura da soja?
Flashcard 4:
Frente: “Quais os principais tipos de micro-organismos que causam doenças em plantas?”
Flashcard 5:
Frente: “Quais os danos causados pela ferrugem asiática da soja?”
Flashcard 6:
Frente: Cite uma característica de doenças fúngicas em plantas.
Flashcard 7:
Frente: Por que a ferrugem asiática exige controle rigoroso?
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Flashcard 1:
Frente: Qual é o agente etiológico da ferrugem asiática da soja?
Verso: O fungo Phakopsora pachyrhizi é o agente causador da ferrugem asiática da soja.
Flashcard 2:
Frente: Quais são os principais sintomas da ferrugem asiática na soja?
Verso: Lesões de cor laranja a marrom-avermelhada nas folhas, queda prematura de vagens e redução da fotossíntese.
Flashcard 3:
Frente: Por que o manejo da ferrugem asiática é crucial na cultura da soja?
Verso: Porque a doença pode causar grandes prejuízos econômicos ao reduzir a produtividade e a qualidade dos grãos, exigindo controle rigoroso para minimizar os danos.
Flashcard 4:
Frente: “Quais os principais tipos de micro-organismos que causam doenças em plantas?”
Verso: “Fungos, bactérias e vírus.”
Flashcard 5:
Frente: “Quais os danos causados pela ferrugem asiática da soja?”
Verso: “Manchas e pústulas nas folhas, levando a desfolha prematura e perdas de produtividade.”
Flashcard 6:
Frente: Cite uma característica de doenças fúngicas em plantas.
Verso: Presença de estruturas reprodutivas como esporos ou lesões com coloração específica (ex.: pontuações marrons).
Flashcard 7:
Frente: Por que a ferrugem asiática exige controle rigoroso?
Verso: Reduz drasticamente a fotossíntese, podendo causar perdas de até 90% na produtividade.
MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:

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QUESTÃO 4
Assunto: Entomologia Agrícola
Banca/Concurso: OBJETIVA CONCURSOS – 2024 – Técnico (Pref Sen Salgado F)/Agropecuário
A condição de praga para uma população de insetos em uma cultura depende de sua densidade populacional e da injúria ocasionada na planta. O nível de dano econômico (NDE) é definido como a densidade populacional da praga que causa prejuízo à cultura equivalente ao custo da adoção de medidas de controle, ou seja, a menor densidade populacional capaz de causar perdas econômicas. Na maioria dos casos, as medidas de controle são adotadas antes que a densidade da praga atinja o NDE, pois há um determinado período para que as medidas de controle se tornem efetivas. Portanto, a densidade populacional em que medidas de controle devem ser adotadas para impedir que a população atinja o NDE é denominada nível de controle ou de ação (NC). Quanto ao NC, as pragas são classificadas em quatro grupos. Considerando-se essa classificação, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Perenes.
(2) Ocasionais.
(3) Severas.
(4) Não ocasionais.
( ) Quando a densidade populacional ultrapassa o NDE em condições especiais, com condições climáticas atípicas ou uso indevido de inseticida.
( ) Quando a densidade populacional está acima do NDE, caso medidas de controle não sejam adotadas.
( ) Quando a densidade populacional atinge o NDE com frequência.
( ) Quando a densidade populacional raramente ultrapassa o NDE.
A) 1 – 3 – 2 – 4.
B) 3 – 4 – 2 – 1.
C) 2 – 3 – 1 – 4.
D) 3 – 1 – 4 – 2.
Gabarito: Alternativa “C”.
Comentário Sintético:
A questão aborda a classificação das pragas agrícolas com base na relação entre sua densidade populacional e o nível de dano econômico (NDE), determinando a necessidade de controle. As pragas ocasionais (2) ultrapassam o NDE apenas em situações especiais, como mudanças climáticas ou uso indevido de inseticidas. As pragas severas (3) permanecem acima do NDE caso não sejam controladas. As pragas perenes (1) frequentemente atingem o NDE, exigindo monitoramento constante. Já as pragas não ocasionais (4) raramente ultrapassam o NDE, apresentando baixa necessidade de controle. Assim, a sequência correta é 2 – 3 – 1 – 4, correspondente à alternativa C.
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
Nível de Dano Econômico (NDE): É a densidade populacional mínima da praga que causa prejuízo econômico equivalente ao custo das medidas de controle. Representa a “linha de corte” para a adoção de ações de manejo.
Nível de Controle (NC): É a densidade populacional na qual as medidas de controle devem ser aplicadas para evitar que a população atinja ou ultrapasse o NDE, levando em conta o tempo de ação dos controles.
Classificação das Pragas segundo o NC:
- Ocasionais (Grupo 2): Pragas que ultrapassam o NDE somente em condições especiais (ex.: clima atípico ou uso inadequado de inseticida).
- Severas (Grupo 3): Pragas que, se não forem controladas, apresentam densidade acima do NDE de forma consistente, causando danos significativos.
- Perenes (Grupo 1): Pragas que atingem o NDE com frequência, sendo um problema constante na cultura.
- Não ocasionais (Grupo 4): Pragas que raramente ultrapassam o NDE, não representando um problema frequente.
Justificativa do gabarito:
A relação entre os grupos de pragas e as condições descritas é a seguinte:
- “Quando a densidade populacional ultrapassa o NDE em condições especiais, com condições climáticas atípicas ou uso indevido de inseticida.”
- Essa situação ocorre apenas ocasionalmente, ou seja, não é o padrão. Portanto, corresponde ao grupo Ocasionais (2).
- “Quando a densidade populacional está acima do NDE, caso medidas de controle não sejam adotadas.”
- Essa situação indica que, sem controle, a praga se torna severa e mantém níveis acima do NDE, caracterizando pragas Severas (3).
- “Quando a densidade populacional atinge o NDE com frequência.”
- Essa condição demonstra que a praga é um problema constante na cultura, sendo classificada como Perenes (1).
- “Quando a densidade populacional raramente ultrapassa o NDE.”
- Essa condição indica que a praga, na maioria das vezes, não atinge níveis críticos, correspondendo ao grupo Não ocasionais (4).
Assim, a sequência correta é:
Ocasionais (2) – Severas (3) – Perenes (1) – Não ocasionais (4), ou seja, 2 – 3 – 1 – 4.
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS:
Flashcard 1:
Frente: O que é o Nível de Dano Econômico (NDE) em manejo de pragas?
Flashcard 2:
Frente: Qual a diferença entre pragas “ocasionais” e “perenes”?
Flashcard 3:
Frente: Por que as pragas classificadas como “severas” exigem medidas de controle imediatas?
Flashcard 4:
Frente: “Quais os quatro grupos de pragas quanto ao Nível de Controle (NC)?”
Flashcard 5:
Frente: Qual tipo de praga exige controle apenas em condições climáticas atípicas?
Flashcard 6:
Frente: Por que as pragas severas demandam intervenção urgente?
Flashcard 7:
Frente: Qual a diferença entre pragas perenes e não ocasionais?
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Flashcard 1:
Frente: O que é o Nível de Dano Econômico (NDE) em manejo de pragas?
Verso: É a densidade mínima de pragas que causa prejuízo econômico igual ao custo do controle, definindo o limiar para medidas de manejo.
Flashcard 2:
Frente: Qual a diferença entre pragas “ocasionais” e “perenes”?
Verso: “Ocasionais” ultrapassam o NDE apenas sob condições especiais, enquanto “perenes” atingem o NDE com frequência, sendo um problema constante.
Flashcard 3:
Frente: Por que as pragas classificadas como “severas” exigem medidas de controle imediatas?
Verso: Porque, sem controle, sua densidade permanece acima do NDE, causando danos econômicos significativos.
Flashcard 4:
Frente: “Quais os quatro grupos de pragas quanto ao Nível de Controle (NC)?”
Verso: “Perenes, ocasionais, severas e não ocasionais.”
Flashcard 5:
Frente: Qual tipo de praga exige controle apenas em condições climáticas atípicas?
Verso: Pragas ocasionais (Grupo 2).
Flashcard 6:
Frente: Por que as pragas severas demandam intervenção urgente?
Verso: Sua densidade populacional rapidamente ultrapassa o NDE se não controladas.
Flashcard 7:
Frente: Qual a diferença entre pragas perenes e não ocasionais?
Verso: Perenes atingem o NDE com frequência; não ocasionais raramente o fazem.
MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:

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QUESTÃO 5
Assunto: Toxicologia / Agrotóxicos
Banca/Concurso: OBJETIVA CONCURSOS – 2024 – Técnico (Pref Maripá)/Agropecuária
Segundo o novo marco regulatório para avaliação e classificação toxicológica de agrotóxicos, qual é a cor da faixa de um agrotóxico da categoria 2 – altamente tóxico?
A) Vermelho.
B) Amarelo.
C) Azul.
D) Verde.
Gabarito: Alternativa “A”.
Comentário Sintético:
A questão exige o conhecimento da classificação toxicológica de agrotóxicos conforme o novo marco regulatório, que define categorias de risco com faixas de cores distintas. A categoria 2 – altamente tóxico é identificada pela faixa vermelha, indicando alto risco de intoxicação em caso de exposição. As demais cores correspondem a diferentes graus de toxicidade: amarelo (B) para categoria 3 – moderadamente tóxico, azul (C) para categoria 4 – pouco tóxico, e verde (D) para produtos não classificados como tóxicos. Assim, a alternativa correta é A (Vermelho).
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
Agrotóxico: Substância química utilizada para controlar pragas e doenças em culturas agrícolas.
Classificação Toxicológica: Avaliação do risco que um agrotóxico representa para a saúde humana e o meio ambiente.
Marco Regulatório: Conjunto de leis e normas que regulamentam a produção, comercialização e uso de agrotóxicos.
Justificativa do gabarito:
- Segundo o novo marco regulatório, a categoria 2 – altamente tóxico – corresponde à faixa vermelha. Essa classificação indica um alto risco de intoxicação em caso de exposição ao produto.
Justificativa das Respostas Incorretas:
- B) Amarelo: A faixa amarela corresponde à categoria 3 – moderadamente tóxico.
- C) Azul: A faixa azul corresponde à categoria 4 – pouco tóxico.
- D) Verde: A faixa verde corresponde a produtos não classificados.
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS:
Flashcard 1:
Frente: “Qual a cor da faixa para agrotóxicos da categoria 2 – altamente tóxico?”
Flashcard 2:
Frente: “Quais as cores das faixas de classificação toxicológica de agrotóxicos?”
Flashcard 3:
Frente: “Onde encontro a regulamentação sobre a classificação toxicológica de agrotóxicos?”
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Flashcard 1:
Frente: “Qual a cor da faixa para agrotóxicos da categoria 2 – altamente tóxico?”
Verso: “Vermelho.”
Flashcard 2:
Frente: “Quais as cores das faixas de classificação toxicológica de agrotóxicos?”
Verso: “Vermelho (altamente tóxico), amarelo (moderadamente tóxico), azul (pouco tóxico), verde(não classificado).”
Flashcard 3:
Frente: “Onde encontro a regulamentação sobre a classificação toxicológica de agrotóxicos?”
Verso: “Na Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 294, de 29 de julho de 2019 da ANVISA.”
MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:

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Informações:
1. Quem elaborou esse material?
Este material foi criado pelo Dr. Cristiano Nunes Gonçalves, aprovado e contratado nos seguintes concursos:
a) Técnico Agrícola na Emater/RS;
b) Aprovado (não quis entrar em exercício) para o cargo de Analista Ambiental junto à FEPAM/RS;
c) Analista de Projetos Agropecuários, na qualidade de Engenheiro Agrônomo, junto ao BRDE;
d) Analista de Ciência e Tecnologia, Ciências Agrárias, junto ao CNPq;
e) Professor de Ensino Superior da UERGS;
f) Aprovado (não quis entrar em exercício) para o cargo de Professor da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí/GO.
Especialista com sólida formação e experiência em Agronomia, Dr. Cristiano é Engenheiro Agrônomo com mestrado e doutorado na área. Também é Licenciado para atuar como docente em escolas agrotécnicas, formado no ensino médio como Técnico Agrícola e possui formação em Direito com especialização.
2. O que compõe este material?
Este material foi cuidadosamente elaborado para oferecer a você uma preparação completa e eficaz. Ele é composto por:
a) 50 questões atualizadas de concursos públicos (com gabarito): Uma seleção abrangente de questões dos mais diversos assuntos para o cargo de Técnico em Agropecuária (Técnico Agrícola), todas aplicadas em nos anos de 2015 a 2024 pela banca Objetiva Concursos.
b) Comentários Sintéticos para cada questão: Ideal para quem busca objetividade, esses comentários fornecem justificativas claras para cada alternativa, perfeitos para revisões rápidas pré-prova ou quando o tempo é limitado.
c) Comentários Extensivos para cada questão: Para um aprofundamento completo, essas explicações detalham os principais conceitos necessários para a resolução adequada de cada questão e analisam todas as alternativas apresentadas.
d) + de 290 flashcards exclusivos: Ferramentas de estudo eficientes que auxiliam na memorização e na recuperação ativa de informações essenciais. Os flashcards facilitam o aprendizado e tornam o estudo mais dinâmico.
e) 50 mapas mentais personalizados: Cada questão vem acompanhada de um mapa mental que organiza visualmente as ideias, ajudando na compreensão de informações complexas de maneira clara e estruturada.
3. Por que este material apresenta uma variedade de formatos para a mesma questão?
Sabemos que cada pessoa aprende de maneira diferente. A adaptação a um método de estudo é algo extremamente pessoal. Por isso, disponibilizamos diversas formas de abordar a mesma questão, permitindo que você:
- Revise o conteúdo de múltiplas maneiras, caso tenha tempo disponível, reforçando a compreensão e retenção dos temas.
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Nosso compromisso é contribuir diretamente para a sua aprovação efetiva. Afinal, o seu sucesso é a nossa maior e melhor propaganda!
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- 45 mapas mentais personalizados: Cada nova questão vem acompanhada de um mapa mental estruturado de forma semelhante aos anteriores, organizando visualmente as ideias e facilitando a compreensão de conteúdos complexos.
5) Quando receberei o restante do material?
O restante do material, devidamente identificado com seus dados pessoais, será enviado diretamente para o seu e-mail cadastrado na Hotmart, no 8º dia após a confirmação da sua compra. Esse período permite que você se familiarize com o conteúdo inicial e esteja pronto para aproveitar ao máximo os materiais complementares que aprofundarão ainda mais seus conhecimentos.
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