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QUESTÃO 1

Assunto: Anatomia e Fisiologia Animal

Banca/Concurso: OBJETIVA CONCURSOS – 2024 – Engenheiro (Pref Maripá)/Agrônomo

O sistema glandular é composto por dois tipos gerais de estruturas secretoras: as glândulas endócrinas e as glândulas exócrinas.

Sobre esses dois tipos de glândulas, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Glândulas endócrinas.

(2) Glândulas exócrinas.

( ) Glândulas de laca.

( ) Glândulas cefálicas.

( ) Glândulas ventrais.

( ) Glândulas atraentes.

( ) Glândulas protorácicas.

A) 1 – 1 – 1 – 2 – 2.

B) 1 – 1 – 2 – 1 – 2.

C) 2 – 2 – 2 – 1 – 1.

D) 2 – 2 – 1 – 2 – 1.

Gabarito: Alternativa “D”.

Comentário Sintético:

A questão exige a classificação correta das glândulas em endócrinas (que secretam substâncias diretamente no sangue, sem ductos) e exócrinas (que secretam substâncias para o meio externo ou para cavidades do corpo por meio de ductos). A resposta correta é a alternativa D, pois as glândulas de laca e cefálicas são exócrinas, secretando substâncias para fora do corpo; as glândulas ventrais são endócrinas, liberando hormônios na circulação; as glândulas atraentes são exócrinas, pois produzem substâncias como feromônios; e as glândulas protorácicas são endócrinas, controlando funções metabólicas via hormônios. As demais alternativas apresentam classificações incorretas.

Comentário Extensivo (mais detalhado):

Explicação dos Termos Técnicos:

Glândulas Endócrinas: São glândulas que não possuem ductos e secretam hormônios diretamente na corrente sanguínea. Os hormônios são transportados para tecidos-alvo distantes, onde exercem suas funções reguladoras. Exemplos: hipófise, tireoide, paratireoides, adrenais, pâncreas (parte endócrina).

Glândulas Exócrinas: São glândulas que possuem ductos através dos quais suas secreções são liberadas para uma superfície epitelial, que pode ser a superfície do corpo (ex: glândulas sudoríparas) ou o lúmen de um órgão (ex: glândulas salivares). Suas secreções podem conter enzimas, muco, suor, entre outras substâncias.

Glândulas de Laca: Glândulas exócrinas que produzem laca, uma resina utilizada por insetos como a cochonilha para construir seus escudos protetores.

Glândulas Cefálicas: Glândulas exócrinas localizadas na cabeça de alguns insetos, que podem ter diversas funções, como produção de saliva ou de substâncias adesivas.

Glândulas Ventrais: Glândulas exócrinas localizadas na parte ventral (inferior) do corpo de alguns insetos, que podem ter funções como produção de feromônios ou de substâncias repelentes.

Glândulas Atraentes: Glândulas exócrinas que secretam substâncias que atraem outros indivíduos da mesma espécie, como feromônios sexuais.

Glândulas Protorácicas: Glândulas endócrinas presentes em insetos, que secretam o hormônio ecdisona, responsável pela muda e pelo desenvolvimento larval.

Justificativa do gabarito:

Opção D: 2 – 2 – 1 – 2 – 1

A opção D apresenta a classificação correta de cada glândula conforme sua função e mecanismo de secreção.

Flashcards dessa questão – PERGUNTAS:

Flashcard 1:

Frente: O que caracteriza uma glândula endócrina?

Flashcard 2:

Frente: Qual é a principal diferença entre glândulas exócrinas e endócrinas?

Flashcard 3:

Frente: Dê um exemplo de glândula exócrina e uma endócrina.

Flashcard 4:

Frente: As glândulas de laca são endócrinas ou exócrinas?

Flashcards dessa questão – PERGUNTAS E RESPOSTAS:

Flashcard 1:

Frente: O que caracteriza uma glândula endócrina?

Verso: Libera hormônios diretamente na corrente sanguínea sem utilizar ductos.

Flashcard 2:

Frente: Qual é a principal diferença entre glândulas exócrinas e endócrinas?

Verso: Glândulas exócrinas secretam substâncias através de ductos para superfícies internas ou externas, enquanto glândulas endócrinas liberam hormônios diretamente na corrente sanguínea.

Flashcard 3:

Frente: Dê um exemplo de glândula exócrina e uma endócrina.

Verso: Exócrina: Glândulas sudoríparas; Endócrina: Tireóide.

Flashcard 4:

Frente: As glândulas de laca são endócrinas ou exócrinas?

Verso: Exócrinas, pois secretam substâncias para o exterior.

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QUESTÃO 2

Assunto: Botânica

Banca/Concurso: OBJETIVA CONCURSOS – 2023 – Analista Municipal II (Pref Canoas)/Engenheiro Agrônomo

Em relação às plantas angiospermas e gimnospermas, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Angiospermas.

(2) Gimnospermas.

( ) Sementes nuas.

( ) Araucárias, palmeira-sagu e ginkgo biloba.

( ) Dupla fecundação.

( ) Dividem-se em monocotiledôneas e eudicotiledôneas.

( ) Anemofilia.

A) 1 – 2 – 1 – 2 – 1.

B) 1 – 1 – 2 – 2 – 1.

C) 2 – 1 – 2 – 1 – 2.

D) 2 – 2 – 1 – 1 – 2.

E) 2 – 2 – 2 – 1 – 2.

Gabarito: Alternativa “D”.

Comentário Sintético:

A questão exige a correta associação de características entre angiospermas e gimnospermas, dois grandes grupos de plantas. A resposta correta é a alternativa D, pois as sementes nuas e as espécies como araucárias, palmeira-sagu e ginkgo biloba são características das gimnospermas (2); já a dupla fecundação e a divisão em monocotiledôneas e eudicotiledôneas são exclusivas das angiospermas (1). Por fim, a anemofilia (polinização pelo vento) ocorre em ambos os grupos, mas é predominante em gimnospermas (2), que dependem desse mecanismo por não possuírem flores vistosas para atrair polinizadores. As demais alternativas apresentam associações incorretas entre as características e os grupos.

Comentário Extensivo (mais detalhado):

Explicação dos Termos Técnicos:

Angiospermas: Também conhecidas como plantas com flores, possuem sementes encerradas em frutos. Realizam dupla fecundação e são classificadas em monocotiledôneas e eudicotiledôneas.

Gimnospermas: São plantas com sementes nuas, ou seja, não estão encerradas em frutos. Exemplos incluem araucárias, palmeira-sagu e ginkgo biloba. Geralmente apresentam polinização anemofílica (pelo vento).

Dupla Fecundação: Processo reprodutivo exclusivo das angiospermas, onde um espermatozoide se funde com o óvulo para formar o embrião, e o outro com dois núcleos polares para formar o endosperma, que servirá de alimento para a semente.

Monocotiledôneas e Eudicotiledôneas: Subdivisões das angiospermas baseadas no número de cotilédones presentes na semente. Monocotiledôneas possuem um cotilédone, enquanto eudicotiledôneas possuem dois.

Anemofilia: Tipo de polinização realizada pelo vento, comum em gimnospermas e em algumas angiospermas.

Sementes nuas: Característica das gimnospermas, onde as sementes não estão encerradas em frutos.

Justificativa do gabarito:

Opção D: 2 – 2 – 1 – 1 – 2

Vamos analisar cada afirmação:

  1. Sementes nuas.
    • Classificação: Gimnospermas (2)
    • Justificativa: Gimnospermas caracterizam-se por terem sementes expostas, não protegidas por frutos.
  2. Araucárias, palmeira-sagu e ginkgo biloba.
    • Classificação: Gimnospermas (2)
    • Justificativa: Essas espécies são exemplos clássicos de gimnospermas.
  3. Dupla fecundação.
    • Classificação: Angiospermas (1)
    • Justificativa: A dupla fecundação é um mecanismo exclusivo das angiospermas.
  4. Dividem-se em monocotiledôneas e eudicotiledôneas.
    • Classificação: Angiospermas (1)
    • Justificativa: Essa divisão é específica das angiospermas, baseada no número de cotilédones.
  5. Anemofilia.
    • Classificação: Gimnospermas (2)
    • Justificativa: Embora algumas angiospermas também utilizem a anemofilia, ela é mais característica e predominante nas gimnospermas.

A opção D apresenta a correspondência correta para todas as afirmações.

Flashcards dessa questão – PERGUNTAS:

Flashcard 1:

Flashcard 2:

Flashcard 3:

Flashcards dessa questão – PERGUNTAS E RESPOSTAS:

Flashcard 1:

Flashcard 2:

Flashcard 3:

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QUESTÃO 3

Assunto: Fitopatologia / Melhoramento Genético de Plantas

Banca/Concurso: OBJETIVA CONCURSOS – 2023 – Analista Municipal II (Pref Canoas)/Engenheiro Agrônomo

A resistência a doenças constitui um dos principais objetivos dos programas de melhoramento da maioria das espécies agronômicas e olerícolas. Para tal, é necessário identificar fontes de resistência que possam ser usadas no desenvolvimento de novos cultivares em um programa de melhoramento genético. Considerando-se os tipos de resistência, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Resistência horizontal.

(2) Resistência vertical.

( ) Reação específica a raças fisiológicas.

( ) Nível de resistência moderado.

( ) Herança mono/oligogênica.

( ) Nível de resistência alto.

( ) Reação quantitativa nas séries diferenciadoras.

A) 1 – 1 – 2 – 1 – 2.

B) 2 – 1 – 2 – 2 – 1.

C) 2 – 2 – 1 – 1 – 2.

D) 2 – 2 – 1 – 2 – 1.

E) 1 – 2 – 2 – 1 – 2.

Gabarito: Alternativa “B”.

Comentário Sintético:

A questão trata dos tipos de resistência a doenças em plantas, distinguindo entre resistência vertical e resistência horizontal. A resposta correta é a alternativa B, pois a resistência vertical (2) é específica a raças fisiológicas de patógenos, tem herança mono/oligogênica e confere um nível alto de resistência, mas pode ser superada por novas variantes do patógeno, enquanto a resistência horizontal (1) apresenta um nível moderado de proteção, não é específica e sua resposta é quantitativa nas séries diferenciadoras. As demais alternativas apresentam combinações incorretas entre os conceitos e os tipos de resistência.

Comentário Extensivo (mais detalhado):

Explicação dos Termos Técnicos:

Resistência Vertical:

Resistência Horizontal:

Reação Específica a Raças Fisiológicas: Resposta do hospedeiro que reconhece e reage de forma específica a determinadas raças ou variantes de patógenos.

Raças Fisiológicas: São grupos de indivíduos de um patógeno que se distinguem por sua capacidade de infectar diferentes variedades de plantas.

Herança Mono/Oligogênica: Refere-se à resistência controlada por um ou poucos genes, característica da resistência vertical.

Herança Poligênica: Refere-se à resistência controlada por muitos genes, característica da resistência horizontal.

Séries Diferenciadoras: Conjunto de variedades de plantas que são utilizadas para identificar as raças fisiológicas de um patógeno.

Reação Quantitativa nas Séries Diferenciadoras: Resposta do hospedeiro que varia quantitativamente, muitas vezes medido em séries diferenciadoras para avaliar níveis de resistência.

Justificativa do gabarito:

Opção B: 2 – 1 – 2 – 2 – 1

Vamos analisar cada afirmação:

  1. Reação específica a raças fisiológicas.
    • Classificação: Resistência Vertical (2)
    • Justificativa: Esta reação é específica para determinadas raças de patógenos, característica da resistência vertical.
  2. Nível de resistência moderado.
    • Classificação: Resistência Horizontal (1)
    • Justificativa: A resistência horizontal geralmente confere um nível moderado de resistência, porém de forma ampla contra múltiplos patógenos.
  3. Herança mono/oligogênica.
    • Classificação: Resistência Vertical (2)
    • Justificativa: A resistência vertical é frequentemente controlada por um ou poucos genes, caracterizando uma herança mono ou oligogênica.
  4. Nível de resistência alto.
    • Classificação: Resistência Vertical (2)
    • Justificativa: A resistência vertical proporciona um nível elevado de resistência, porém é específica e pode ser facilmente superada por novas raças de patógenos.
  5. Reação quantitativa nas séries diferenciadoras.
    • Classificação: Resistência Horizontal (1)
    • Justificativa: A reação quantitativa, que varia em intensidade, é típica da resistência horizontal, permitindo uma resposta mais flexível contra diferentes patógenos.

Portanto, a sequência correta é 2 – 1 – 2 – 2 – 1, correspondendo à Opção B.

Flashcards dessa questão – PERGUNTAS:

Flashcard 1:

Flashcard 2:

Flashcard 3:

Flashcard 4:

Flashcard 5:

Flashcard 6:

Flashcards dessa questão – PERGUNTAS E RESPOSTAS:

Flashcard 1:

Flashcard 2:

Flashcard 3:

Flashcard 4:

Frente:

Verso:

Flashcard 5:

Flashcard 6:

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QUESTÃO 4

Assunto: Solos / Fertilidade

Banca/Concurso: OBJETIVA CONCURSOS – 2024 – Engenheiro (Pref Maripá)/Agrônomo

A análise de solo é a partida inicial para uma boa safra, pois dela podemos retirar algumas informações e tomadas de decisões para que tenhamos uma boa safra, visto que a disponibilidade de nutrientes é um fator abiótico no qual conseguimos interferir facilmente. Tendo em mãos o resultado de uma análise de solo, têm-se os fatores que determinam a tomada de decisão para a recomendação de nitrogênio, fósforo e potássio segundo o Manual de Calagem e Adubação para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Considerando-se o enunciado, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Nitrogênio.

(2) Fósforo.

(3) Potássio.

( ) Argila.

( ) Cultura antecedente.

( ) Teor de P no solo.

( ) CTCpH7,0.

( ) MO do solo.

( ) Teor de K no solo.

A) 2 – 1 – 2 – 2 – 1 – 2.

B) 3 – 2 – 2 – 1 – 1 – 3.

C) 2 – 1 – 2 – 3 – 1 – 3.

D) 3 – 1 – 2 – 2 – 1 – 3.

Gabarito: Alternativa “C”.

Comentário Sintético:

A questão aborda os fatores determinantes para a recomendação de nitrogênio, fósforo e potássio com base no Manual de Calagem e Adubação para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A resposta correta é a alternativa C, pois a argila influencia a disponibilidade de fósforo (2), a cultura antecedente afeta a necessidade de nitrogênio (1), o teor de P no solo está diretamente relacionado à recomendação de fósforo (2), a CTCpH7,0 influencia a recomendação de potássio (3), a matéria orgânica do solo é uma importante fonte de nitrogênio (1) e o teor de K no solo determina a necessidade de reposição de potássio (3). As demais alternativas apresentam erros na correspondência entre os fatores e os nutrientes analisados.

Comentário Extensivo (mais detalhado):

Explicação dos Termos Técnicos:

Análise de Solo: Conjunto de métodos laboratoriais que visam determinar as características químicas, físicas e biológicas do solo. Fornece informações importantes para o manejo da fertilidade do solo e a recomendação de adubação e calagem.

Nitrogênio (N): Nutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Atua na formação de proteínas, clorofila e outras moléculas importantes.

Fósforo (P): Nutriente essencial para o desenvolvimento do sistema radicular, a formação de flores e frutos e a transferência de energia nas plantas.

Potássio (K): Nutriente essencial para a regulação da pressão osmótica, a abertura e fechamento dos estômatos, a síntese de proteínas e carboidratos e a resistência a doenças e estresses.

Argila: Fração do solo com partículas muito pequenas, que influencia a capacidade de retenção de água e nutrientes.

Cultura Antecedente: Planta cultivada anteriormente na área, que pode influenciar a disponibilidade de nutrientes no solo.

Teor de P no Solo: Quantidade de fósforo presente no solo, determinada pela análise de solo.

CTCpH7,0: Capacidade de Troca de Cátions do solo a pH 7,0. Indica a capacidade do solo de reter cátions, incluindo nutrientes como potássio, cálcio e magnésio.

MO do Solo: Matéria Orgânica do solo. Influencia a fertilidade do solo, a estrutura, a aeração e a capacidade de retenção de água.

Teor de K no Solo: Quantidade de potássio presente no solo, determinada pela análise de solo.

Justificativa do gabarito:

A sequência correta é 2 – 1 – 2 – 3 – 1 – 3 porque:

Flashcards dessa questão – PERGUNTAS:

Flashcard 1:

Frente: Quais são os principais nutrientes que a análise de solo ajuda a determinar a disponibilidade? 

Flashcard 2:

Frente: Quais são os principais fatores do solo que influenciam a disponibilidade de nutrientes?

Flashcards dessa questão – PERGUNTAS E RESPOSTAS: 

Flashcard 1:

Flashcard 2:

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QUESTÃO 5

Assunto: Solos / Fertilidade

Banca/Concurso: OBJETIVA CONCURSOS – 2023 – Engenheiro (Pref Jaguariaíva)/Agrônomo

Um nutriente é considerado essencial à planta quando ele faz parte de uma molécula essencial ao seu metabolismo. Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE com o nutriente responsável pelos processos fisiológicos citados:

O ______________ é necessário para a síntese da clorofila e está envolvido no processo de fotossíntese.

O ______________ é importante na transferência de energia como parte do trifosfato de adenosina (ATP).

O ______________ é um micronutriente que atua como cofator enzimático.

A) Nitrogênio | Potássio | Zinco

B) Fósforo | Zinco | Potássio

C) Nitrogênio | Fósforo | Zinco

D) Fósforo | Zinco | Nitrogênio

Gabarito: Alternativa “C”.

Comentário Sintético:

A questão trata da essencialidade dos nutrientes para o metabolismo das plantas, destacando suas funções fisiológicas. A alternativa correta é a C, pois o nitrogênio (N) é fundamental para a síntese da clorofila e está diretamente envolvido na fotossíntese, o fósforo (P) compõe o ATP (adenosina trifosfato), sendo essencial para a transferência de energia, e o zinco (Zn) é um micronutriente que atua como cofator enzimático em diversas reações bioquímicas. As demais alternativas apresentam combinações incorretas, especialmente ao atribuir funções do nitrogênio e fósforo a outros nutrientes.

Comentário Extensivo (mais detalhado):

Explicação dos Termos Técnicos:

Nutriente Essencial: Um nutriente é considerado essencial para uma planta se ela não consegue completar seu ciclo de vida na ausência desse nutriente, se ele faz parte de uma molécula essencial ao seu metabolismo ou se sua ausência causa sintomas de deficiência que não podem ser corrigidos pela adição de outro nutriente.

Nitrogênio (N)

Fósforo (P)

Zinco (Zn)

Clorofila: Pigmento verde presente nos cloroplastos das plantas, responsável pela absorção da energia luminosa na fotossíntese.

Fotossíntese: Processo pelo qual as plantas convertem a energia luminosa em energia química, utilizando água e dióxido de carbono para produzir glicose e oxigênio.

Trifosfato de Adenosina (ATP): Molécula que armazena e transporta energia nas células.

Cofator enzimático: Substância necessária para a atividade de certas enzimas, como o zinco, que atua em diversas reações enzimáticas.

Justificativa do gabarito:

  1. “O ______________ é necessário para a síntese da clorofila e está envolvido no processo de fotossíntese.”
    • A clorofila contém átomos de nitrogênio em sua molécula (além de magnésio no centro), e a disponibilidade de N é determinante para a fotossíntese.
  2. “O ______________ é importante na transferência de energia como parte do trifosfato de adenosina (ATP).”
    • O fósforo faz parte do grupo fosfato do ATP (adenosina trifosfato), molécula responsável pelo armazenamento e transferência de energia nas células.
  3. “O ______________ é um micronutriente que atua como cofator enzimático.”
    • O zinco (Zn) é um micronutriente e participa como cofator em diversas enzimas, auxiliando em reações bioquímicas vitais.

Portanto, a sequência correta (Nitrogênio, Fósforo, Zinco) está na Opção C.

Flashcards dessa questão – PERGUNTAS:

Flashcard 1

Frente: Qual nutriente é fundamental para a síntese de clorofila na planta?

Flashcard 2

Frente: Qual elemento está diretamente ligado à transferência de energia em forma de ATP?

Flashcard 3

Frente: Por que o Zinco (Zn) é considerado um micronutriente essencial?

Flashcards dessa questão – PERGUNTAS E RESPOSTAS:

Flashcard 1

Frente: Qual nutriente é fundamental para a síntese de clorofila na planta?

Verso: O Nitrogênio (N) é essencial, pois faz parte da estrutura da clorofila.

Flashcard 2

Frente: Qual elemento está diretamente ligado à transferência de energia em forma de ATP?

Verso: O Fósforo (P) compõe os fosfatos de alta energia do ATP.

Flashcard 3

Frente: Por que o Zinco (Zn) é considerado um micronutriente essencial?

Verso: Porque atua como cofator enzimático em diversas reações metabólicas vitais, mesmo em pequenas quantidades.

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QUESTÃO 6

Assunto: Fitopatologia / Doenças de Plantas

Banca/Concurso: OBJETIVA CONCURSOS – 2023 – Engenheiro Agrônomo, Ambiental (Pref Piratininga)

Em relação às doenças que acometem a cultura da canola (Brassica napus L.), analisar os itens abaixo:

I. A podridão negra das crucíferas é uma doença causada pela bactéria Sclerotinia sclerotiorum.

II. A canela preta é uma doença bacteriana que ataca diversas crucíferas, sendo o seu agente causal a bactéria Leptosphaeria maculans.

III. A mancha de alternaria é uma doença fúngica causada por espécies de fungos Alternaria, como a Alternaria brassicae.

IV. A podridão das raízes é uma doença causada pelo fungo Rhizoctonia solani.

Estão CORRETOS:

A) Somente os itens I e II.

B) Somente os itens II e III.

C) Somente os itens III e IV.

D) Todos os itens.

Gabarito: Alternativa “C”.

Comentário Sintético:

A questão trata das doenças que afetam a cultura da canola (Brassica napus L.), exigindo o conhecimento correto sobre seus agentes causadores. A alternativa correta é a C, pois a mancha de Alternaria (III) é causada por fungos do gênero Alternaria, como Alternaria brassicae, e a podridão das raízes (IV) é causada pelo fungo Rhizoctonia solani. Os itens I e II estão incorretos, pois a podridão negra das crucíferas não é causada pela bactéria Sclerotinia sclerotiorum (que, na verdade, é um fungo causador do mofo branco), e a canela preta não é causada pela bactéria Leptosphaeria maculans, mas sim por um fungo, agente da doença conhecida como cancro negro das crucíferas.

Comentário Extensivo (mais detalhado):

Explicação dos Termos Técnicos:

Podridão Negra das Crucíferas (Black Mold): Uma doença geralmente associada ao fungo Sclerotinia sclerotiorum. Afeta diversas plantas crucíferas, causando apodrecimento das partes aéreas e produzindo estruturas de sobrevivência chamadas escleródios.

Sclerotinia sclerotiorum: Um fungo fitopatogênico que causa a podridão branca (white mold) em várias culturas, incluindo a canola. Não é uma bactéria, o que torna a afirmação I incorreta.

Canela Preta (Blackleg): Uma doença fúngica causada por Leptosphaeria maculans. Afeta várias crucíferas, incluindo a canola, causando lesões necróticas nas hastes e caules, levando ao colapso das plantas.

Leptosphaeria maculans: Fungos que causam a doença conhecida como canela preta ou blackleg em crucíferas. Não são bactérias.

Mancha de Alternaria: Doença fúngica causada por espécies do gênero Alternaria, como Alternaria brassicae. Caracteriza-se por lesões necróticas nas folhas, caule e flores das plantas afetadas.

Alternaria brassicae: Fungo responsável pela mancha de Alternaria em crucíferas, incluindo a canola. Atua como um agente patogênico secundário em condições de umidade elevada.

Podridão das Raízes: Doença fúngica causada por Rhizoctonia solani. Afeta as raízes das plantas, levando ao apodrecimento e comprometendo a absorção de nutrientes e água.

Rhizoctonia solani: Fungo fitopatogênico que causa a podridão das raízes em diversas culturas, incluindo a canola. Provoca lesões necróticas nas raízes, afetando a saúde geral da planta.

Justificativa do gabarito:

Opção C: Somente os itens III e IV.

Portanto, apenas os itens III e IV estão corretos, confirmando que a Opção C é a resposta certa.

Flashcards dessa questão – PERGUNTAS:

Flashcard 1

Frente: Qual é o agente causal da mancha de Alternaria em crucíferas como a canola?

Flashcard 2

Frente: Qual patógeno causa a podridão das raízes na cultura da canola?

Flashcard 3

Frente: Qual o agente causal da canela preta? 

Flashcard 4

Frente: Quais os agentes causais da mancha de alternaria e da podridão das raízes, respectivamente?

Flashcards dessa questão – PERGUNTAS E RESPOSTAS:

Flashcard 1

Frente: Qual é o agente causal da mancha de Alternaria em crucíferas como a canola?

Verso: A mancha de Alternaria é causada por fungos do gênero Alternaria, como Alternaria brassicae.

Flashcard 2

Frente: Qual patógeno causa a podridão das raízes na cultura da canola?

Verso: A podridão das raízes é causada pelo fungo Rhizoctonia solani.

Flashcard 3

Frente: Qual o agente causal da canela preta?

Verso: Fungo Leptosphaeria maculans 

Flashcard 4

Frente: Quais os agentes causais da mancha de alternaria e da podridão das raízes, respectivamente?

Verso:

MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:

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Informações:

1. Quem elaborou esse material?

Este material foi criado pelo Dr. Cristiano Nunes Gonçalves, aprovado e contratado nos seguintes concursos:

a) Técnico Agrícola na Emater/RS;

b) Aprovado (não quis entrar em exercício) para o cargo de Analista Ambiental junto à FEPAM/RS;

c) Analista de Projetos Agropecuários, na qualidade de Engenheiro Agrônomo, junto ao BRDE;

d) Analista de Ciência e Tecnologia, Ciências Agrárias, junto ao CNPq;

e) Professor de Ensino Superior da UERGS;

f) Aprovado (não quis entrar em exercício) para o cargo de Professor da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí/GO.

Especialista com sólida formação e experiência em Agronomia, Dr. Cristiano é Engenheiro Agrônomo com mestrado e doutorado na área. Também é Licenciado para atuar como docente em escolas agrotécnicas, formado no ensino médio como Técnico Agrícola e possui formação em Direito com especialização.

2. O que compõe este material?

Este material foi cuidadosamente elaborado para oferecer a você uma preparação completa e eficaz. Ele é composto por:

a) 57 questões atualizadas de concursos públicos (com gabarito): Uma seleção abrangente de questões dos mais diversos assuntos para o cargo de Engenheiro Agrônomo, todas aplicadas em nos anos de 2023 e 2024 pela banca Objetiva Concursos.

b) Comentários Sintéticos para cada questão: Ideal para quem busca objetividade, esses comentários fornecem justificativas claras para cada alternativa, perfeitos para revisões rápidas pré-prova ou quando o tempo é limitado.

c) Comentários Extensivos para cada questão: Para um aprofundamento completo, essas explicações detalham os principais conceitos necessários para a resolução adequada de cada questão e analisam todas as alternativas apresentadas.

d) + de 200 flashcards exclusivos: Ferramentas de estudo eficientes que auxiliam na memorização e na recuperação ativa de informações essenciais. Os flashcards facilitam o aprendizado e tornam o estudo mais dinâmico.

e) 57 mapas mentais personalizados: Cada questão vem acompanhada de um mapa mental que organiza visualmente as ideias, ajudando na compreensão de informações complexas de maneira clara e estruturada.

3. Por que este material apresenta uma variedade de formatos para a mesma questão?

Sabemos que cada pessoa aprende de maneira diferente. A adaptação a um método de estudo é algo extremamente pessoal. Por isso, disponibilizamos diversas formas de abordar a mesma questão, permitindo que você:

Nosso compromisso é contribuir diretamente para a sua aprovação efetiva. Afinal, o seu sucesso é a nossa maior e melhor propaganda!

4) O que compõe o restante do material (questões 7 a 57)?

Além do conteúdo inicial, você receberá por e-mail um conjunto adicional de materiais especialmente elaborados para aprofundar ainda mais seus estudos. Este complemento inclui:

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Dr. Cristiano Gonçalves