Analisei 2.508 questões sobre esse assunto, das mais diversas bancas, e classifiquei essas questões em seis grandes áreas:
– Erosão e Conservação do Solo
– Fertilidade e Manejo do Solo
– Física e Química do Solo
– Nutrição Mineral e Adubação
– Pedologia e Morfologia do Solo
– Relações Solo-Água-Planta
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E como ficou a distribuição?
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Logicamente esse trabalho, quando se vai fazer um determinado concurso, deve ser feito:
– para cada disciplina
– para a banca específica que irá realizar a prova.
Agora vamos analisar um exemplo de questão de cada uma dessas grandes áreas, para termos uma idéia do nível de cobrança e de como está estruturado o material preparatório elaborado pelo AgroVet Concursos.
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LISTA DE QUESTÕES
Questão 1 – Erosão e Conservação do Solo
Banca/Concurso: Instituto AOCP – 2024 – Especialista de Serviços Públicos (Pref Uberaba)/Engenheiro Agrônomo
A degradação do solo é definida como uma mudança no estado de saúde do solo, resultando em uma capacidade diminuída do ecossistema para fornecer bens e serviços aos seus beneficiários. Quanto às causas da degradação do solo, assinale a alternativa correta.
A) A erosão é uma das causas da degradação do solo, ocasionada pela ação do homem, com práticas agrícolas inadequadas, como o sobrepastejo, já que, em condições naturais de equilíbrio ecossistêmico, a erosão não ocorre.
B) A exploração agrícola é uma das principais causas de degradação dos solos, uma vez que, após a retirada da mata nativa, o sistema entra em colapso.
C) A compactação do solo contribui para sua degradação, pois a camada abaixo da cultivada se torna impermeável à água, acarretando alterações na atividade microbiana do solo.
D) A salinização é uma das causadoras da degradação dos solos e, geralmente, está relacionada a uma maior precipitação em relação à evapotranspiração.
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Questão 2 – Fertilidade e Manejo do Solo
Banca/Concurso: FGV – 2024 – Engenheiro Agrônomo (Pref Caraguatatuba)
O Brasil, por estar sob clima tropical, em que a ação de chuvas e altas temperaturas são intensas o ano inteiro, possui solos mais velhos e, por isso, mais ácidos, podendo até conter alumínio em nível tóxico às plantas.
O pH (potencial hidrogeniônico) indica a quantidade de íons hidrogênio (H+) que existe no solo. Experimentos mostram que, após a correção do solo pela calagem, em doses recomendadas, amostras coletadas a 20 cm de profundidade sob vegetação de Cerrado (latossolo álico), o pH se estabiliza com pouco menos de dois meses.
Figura 1 – Simulação de um experimento da reação de calcário em áreas de Cerrado e a sua relação com o pH do solo

Com base nessas informações e com conhecimento de fertilidade do solo e manejo adequado para cultivo nesse tipo de região, a curva da Figura 1 que melhor descreve a evolução do pH nesse experimento é a curva
A) representada pela “linha a”.
B) representada pela “linha b”.
C) representada pela “linha c”.
D) representada pela “linha d”.
E) representada pela “linha e”.
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Questão 3 – Física e Química do Solo
Banca/Concurso: FAU UNICENTRO – 2024 – Engenheiro Agrônomo (Pref. Prudentópolis)
Em relação a acidez do solo , não é correto afirmar que:
A) O pH baixo do solo é a principal causa da acidez do solo.
B) A acidificação do solo consiste na remoção dos cátions trocáveis do solo, substituindo os por alumínio trocável e hidrogênio não dissociado.
C) O pH é o indicador da presença de H livre.
D) Solos com baixa CTC apresentam maior variação de pH.
E) Solos arenosos, mesmo com alumínio trocável abaixo do nível tolerado pelas plantas, poderão apresentar toxidez devido à baixa saturação de bases.
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Questão 4 – Nutrição Mineral e Adubação
OBJETIVA CONCURSOS – 2024 – Engenheiro Agrônomo (Pref Maripá)
A análise de solo é a partida inicial para uma boa safra, pois dela podemos retirar algumas informações e tomadas de decisões para que tenhamos uma boa safra, visto que a disponibilidade de nutrientes é um fator abiótico no qual conseguimos interferir facilmente. Tendo em mãos o resultado de uma análise de solo, têm-se os fatores que determinam a tomada de decisão para a recomendação de nitrogênio, fósforo e potássio segundo o Manual de Calagem e Adubação para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Considerando-se o enunciado, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Nitrogênio.
(2) Fósforo.
(3) Potássio.
( ) Argila.
( ) Cultura antecedente.
( ) Teor de P no solo.
( ) CTCpH7,0.
( ) MO do solo.
( ) Teor de K no solo.
A) 2 – 1 – 2 – 2 – 1 – 2.
B) 3 – 2 – 2 – 1 – 1 – 3.
C) 2 – 1 – 2 – 3 – 1 – 3.
D) 3 – 1 – 2 – 2 – 1 – 3.
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Questão 5 – Pedologia e Morfologia do Solo
AVANÇASP – 2024 – Engenheiro Agrônomo (Pref Lorena)
Referente a normatização e classificação dos solos de acordo com sua granulometria, qual dos seguintes materiais possui o diâmetro dos grãos maior ou igual a 2,0 mm?
A) areia e seixo
B) argila e silte
C) areia e argila
D) silte e pedregulho
E) argila e seixo
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Questão 6 – Relações Solo-Água-Planta
UFMT – 2024 – Engenheiro Agrônomo (Pref Cáceres)
A quantidade de água a ser utilizada nos sistemas de irrigação é baseada no conceito água disponível no solo. Essa quantidade de água é variável e depende do tipo de solo e do manejo a que cada solo é submetido. Independentemente do valor, a água disponível no solo é definida utilizando-se de dois atributos físicos do solo. O que define a água disponível do solo?
A) Capacidade de campo menos o ponto de murcha permanente.
B) Capacidade de campo mais o ponto de murcha permanente.
C) Capacidade de campo mais a água gravitacional.
D) Água gravitacional menos o ponto de murcha permanente.
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GABARITOS
Questão 1 – Gabarito: Alternativa “C”.
Questão 2 – Gabarito: Alternativa “D”.
Questão 3 – Gabarito: Alternativa “A”.
Questão 4 – Gabarito: Alternativa “C”.
Questão 5 – Gabarito: Alternativa “A”
Questão 6 – Gabarito: Alternativa “A”
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Questão 1 – Erosão e Conservação do Solo
Banca/Concurso: Instituto AOCP – 2024 – Especialista de Serviços Públicos (Pref Uberaba)/Engenheiro Agrônomo
A degradação do solo é definida como uma mudança no estado de saúde do solo, resultando em uma capacidade diminuída do ecossistema para fornecer bens e serviços aos seus beneficiários. Quanto às causas da degradação do solo, assinale a alternativa correta.
A) A erosão é uma das causas da degradação do solo, ocasionada pela ação do homem, com práticas agrícolas inadequadas, como o sobrepastejo, já que, em condições naturais de equilíbrio ecossistêmico, a erosão não ocorre.
B) A exploração agrícola é uma das principais causas de degradação dos solos, uma vez que, após a retirada da mata nativa, o sistema entra em colapso.
C) A compactação do solo contribui para sua degradação, pois a camada abaixo da cultivada se torna impermeável à água, acarretando alterações na atividade microbiana do solo.
D) A salinização é uma das causadoras da degradação dos solos e, geralmente, está relacionada a uma maior precipitação em relação à evapotranspiração.
Gabarito: Alternativa “C”.
Comentário Sintético:
A questão aborda as causas da degradação do solo e considera correta a alternativa C, que descreve como a compactação contribui diretamente para a degradação ao reduzir a porosidade, principalmente os macroporos, formando camadas adensadas que dificultam a infiltração de água e o arejamento, comprometendo o desenvolvimento radicular, a atividade microbiana aeróbica e a ciclagem de nutrientes, elementos fundamentais para a saúde do solo; as demais alternativas estão incorretas, pois a A erra ao afirmar que a erosão só ocorre por ação antrópica, ignorando que existe erosão natural; a B exagera ao afirmar que a exploração agrícola leva automaticamente ao colapso, desconsiderando práticas sustentáveis de manejo; e a D apresenta conceito invertido, já que a salinização está associada a ambientes com evapotranspiração maior que a precipitação, como ocorre em áreas áridas e semiáridas, e não a locais com excesso de chuva.
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
Compactação do solo: aumento da densidade aparente e redução da porosidade devido ao esmagamento dos agregados, geralmente por máquinas, pisoteio ou implementos agrícolas.
Camada subsuperficial impermeável: estrato de solo onde a porosidade cai tanto que a água deixa de infiltrar, criando uma “barreira” ao fluxo vertical.
Atividade microbiana: conjunto de processos metabólicos dos microrganismos do solo, fundamentais para decomposição de matéria orgânica, ciclagem de nutrientes e formação de agregados.
Justificativa do gabarito:
A alternativa C está correta ao descrever os efeitos da compactação do solo. A compactação, causada principalmente pelo tráfego de máquinas e animais, reduz o volume de poros do solo, especialmente os macroporos. Isso diminui drasticamente a infiltração de água, levando à formação de camadas adensadas que agem como barreiras semi-impermeáveis (ou de muito baixa permeabilidade), impedindo o movimento da água para as camadas mais profundas e restringindo o desenvolvimento radicular. A redução da porosidade também limita a difusão de gases, diminuindo o suprimento de oxigênio e a remoção de CO2, o que altera fundamentalmente a aeração e, consequentemente, a atividade de microrganismos aeróbicos benéficos, impactando negativamente a ciclagem de nutrientes e a saúde do solo.
Ou seja, quando o solo se compacta, especialmente abaixo da zona de cultivo, os poros grandes (macroporos) se fecham. Isso impede a infiltração de água e o arejamento, essenciais para o metabolismo dos microrganismos. A falta de oxigênio e de espaço físico prejudica fungos e bactérias, reduzindo a decomposição da matéria orgânica e a liberação de nutrientes, além de comprometer a estrutura do solo.
Por que as demais estão Incorretas?
A: A erosão ocorre naturalmente (ex.: chuva intensa em encostas); práticas humanas inadequadas a agravam, mas não são sua origem exclusiva.
- Incorreta. A erosão geológica ou natural é um processo lento, mas constante, de desgaste da superfície terrestre, que ocorre mesmo sem interferência humana. A ação humana apenas acelera drasticamente esse processo.
B: A retirada da mata nativa pode acelerar a degradação, mas nem sempre leva a “colapso” imediato do sistema; manejo adequado da cultura pode manter a saúde do solo.
- Incorreta. Embora a retirada da mata nativa sem planejamento possa levar à degradação, um manejo agrícola adequado (como o plantio direto e a conservação do solo) pode estabilizar o sistema produtivo, impedindo o “colapso” e permitindo a produção sustentável de alimentos. O colapso não é uma consequência inevitável da exploração agrícola, mas sim de um manejo inadequado.
D: A salinização em geral está associada a evapotranspiração elevada em relação à precipitação (ou irrigação com água de má qualidade), não ao excesso de chuva.
- Incorreta. A salinização é típica de regiões áridas e semiáridas, onde a evapotranspiração é maior do que a precipitação. Isso faz com que a água ascendente do lençol freático evapore na superfície, deixando os sais para trás. Em regiões com maior precipitação que evapotranspiração, os sais tendem a ser lixiviados para fora do perfil do solo.
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS:
Flashcard 1
Frente: O que caracteriza a compactação do solo e por que isso degrada o ecossistema edáfico?
Flashcard 2
Frente: Em que situação a erosão se torna um problema de degradação do solo e qual sua relação com o manejo humano?
Flashcard 3
Frente: Por que a salinização de solos irrigados está ligada a alta evapotranspiração e não à precipitação?
Flashcard 4
Frente: O que é o principal efeito da compactação do solo no movimento da água e na vida microbiana?
Flashcard 5
Frente: A erosão ocorre apenas pela ação do homem?
Flashcard 6
Frente: Em que tipo de clima a salinização do solo é mais comum e por quê?
Flashcard 7
Frente: Quais são os efeitos da compactação do solo?
Flashcard 8
Frente: Como a atividade microbiana é afetada pela compactação?
Flashcard 9
Frente: Como a compactação do solo contribui para sua degradação?
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Flashcard 1
Frente: O que caracteriza a compactação do solo e por que isso degrada o ecossistema edáfico?
Verso: É o aumento da densidade aparente e fechamento de macroporos, criando camadas quase impermeáveis; isso atrapalha a infiltração de água e oxigenação, inibindo a atividade microbiana e a ciclagem de nutrientes.
Flashcard 2
Frente: Em que situação a erosão se torna um problema de degradação do solo e qual sua relação com o manejo humano?
Verso: Embora exista naturalmente, torna‐se degradação quando práticas como cultivo sem cobertura, curvas de nível desrespeitadas ou desmatamento aceleram o arraste de partículas pelo escoamento.
Flashcard 3
Frente: Por que a salinização de solos irrigados está ligada a alta evapotranspiração e não à precipitação?
Verso: Em climas secos ou com irrigação excessiva sem drenagem, a água sobe por capilaridade e evapora, deixando sais na superfície; chuva intensa tende a lixiviar esses sais para camadas mais profundas.
Flashcard 4
Frente: O que é o principal efeito da compactação do solo no movimento da água e na vida microbiana?
Verso: Reduz severamente a permeabilidade à água (infiltração) e a aeração, alterando a atividade microbiana (especialmente aeróbica).
Flashcard 5
Frente: A erosão ocorre apenas pela ação do homem?
Verso: Não. A erosão natural (geológica) sempre ocorre, mas a ação humana (erosão acelerada) intensifica drasticamente o processo, levando à degradação.
Flashcard 6
Frente: Em que tipo de clima a salinização do solo é mais comum e por quê?
Verso: Em climas áridos e semiáridos, onde a evapotranspiração é maior que a precipitação, causando o acúmulo de sais na superfície do solo.
Flashcard 7
Frente: Quais são os efeitos da compactação do solo?
Verso: Redução da porosidade, impermeabilização, prejuízo ao crescimento radicular e alteração da microbiota.
Flashcard 8
Frente: Como a atividade microbiana é afetada pela compactação?
Verso: A falta de oxigênio e porosidade inibe microrganismos aeróbicos, essenciais para a decomposição e ciclagem de nutrientes.
Flashcard 9
Frente: Como a compactação do solo contribui para sua degradação?
Verso: Torna camadas do solo impermeáveis à água, reduz a infiltração, prejudica raízes e diminui a atividade microbiana.
MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:


Questão 2 – Fertilidade e Manejo do Solo
Banca/Concurso: FGV – 2024 – Engenheiro Agrônomo (Pref Caraguatatuba)
O Brasil, por estar sob clima tropical, em que a ação de chuvas e altas temperaturas são intensas o ano inteiro, possui solos mais velhos e, por isso, mais ácidos, podendo até conter alumínio em nível tóxico às plantas.
O pH (potencial hidrogeniônico) indica a quantidade de íons hidrogênio (H+) que existe no solo. Experimentos mostram que, após a correção do solo pela calagem, em doses recomendadas, amostras coletadas a 20 cm de profundidade sob vegetação de Cerrado (latossolo álico), o pH se estabiliza com pouco menos de dois meses.
Figura 1 – Simulação de um experimento da reação de calcário em áreas de Cerrado e a sua relação com o pH do solo

Com base nessas informações e com conhecimento de fertilidade do solo e manejo adequado para cultivo nesse tipo de região, a curva da Figura 1 que melhor descreve a evolução do pH nesse experimento é a curva
A) representada pela “linha a”.
B) representada pela “linha b”.
C) representada pela “linha c”.
D) representada pela “linha d”.
E) representada pela “linha e”.
Gabarito: Alternativa “D”.
Comentário Sintético:
A questão aborda a reação do solo à calagem em latossolo álico sob vegetação de Cerrado, destacando que o pH do solo se estabiliza em menos de dois meses após a aplicação do corretivo, e exige a identificação da curva que representa corretamente esse comportamento; a alternativa correta é a D, pois descreve uma elevação gradual do pH a partir de um valor ácido típico de solos tropicais (~4,5), seguida de estabilização próxima ao pH desejado (6,0 a 6,5) em cerca de 50 dias, o que condiz com a cinética da reação do calcário no solo e com a prática agrícola em solos altamente intemperizados; as demais curvas ou ultrapassam limites realistas de alcalinidade (curvas c e e), ou simulam acidificação contínua (curvas a e b), destoando do processo gradual e autolimitante de neutralização da acidez descrito no enunciado.
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
pH do solo – indicador logarítmico da atividade de íons H⁺ em solução; valores < 7 = solo ácido.
Calagem – aplicação de corretivo calcário (CaCO₃ ± MgCO₃) para neutralizar H⁺/Al³⁺, elevar pH e fornecer Ca/Mg.
Latossolo álico – solo muito intemperizado, baixa CTC, saturação por bases < 35 %, presença de Al³⁺ tóxico; típico do Cerrado.
Estabilização do pH – momento em que a reação carbonato × H⁺ atinge equilíbrio químico-físico dentro da camada tratada.
Justificativa do gabarito:
O texto afirma que o pH se estabiliza “com pouco menos de dois meses” (≈ 50 dias). A curva d representa um aumento gradual do pH até atingir um platô próximo aos 50 dias, sem oscilações posteriores. Isso condiz com a cinética da calagem: o calcário reage lentamente com o solo, liberando íons que neutralizam a acidez, e após a reação completa, o pH se mantém estável.
Por que a “linha d” é a correta
- Ponto de partida condizente – latossolos álicos começam com pH forte-ácido (≈ 4,5). A curva d sobe a partir dessa faixa.
- Velocidade realista – reações de calagem em 0-20 cm demoram algumas semanas; a linha d cresce rapidamente até ~25 dias e depois se ajusta lentamente, coincidindo com o tempo citado (“pouco menos de dois meses”).
- Valor de equilíbrio – a recomendação prática para Cerrado é estabilizar entre pH 6,0-6,5 (linha horizontal pontilhada no gráfico). A curva d intercepta este horizonte e, após isso, mostra pequeno platô, simulando a saturação do poder tampão do solo.
- Ausência de super-alcalinização – doses corretas de calcário não levam o pH a valores > 7,5; curvas a, c e e ultrapassam muito esse limite, o que não condiz com a prática agrícola recomendada.
Por que as demais estão erradas
- Linha a – parte alcalina (≈ 13) e decai; representa reação de acidificação progressiva, oposta à calagem. Provavelmente mostra um aumento muito rápido ou desproporcional do pH, incompatível com a reação gradual do calcário.
- Linha b – decai drasticamente abaixo de 4; simula acidificação contínua (chuva ácida/lixiviação), não calagem. Pode indicar uma estabilização precoce (antes de 50 dias), contrariando o enunciado.
- Linha c – sobe além de pH 10, depois cai; indica superdose de calcário e posterior efeito tampão, cenário não visado nem relatado no enunciado. Talvez apresente flutuações ou um platô instável, o que não ocorre após a calagem adequada.
- Linha e – aumento linear até pH > 12 em 50 dias; irreal para calcário agrícola (solubilidade e poder tampão do solo impedem tal alcalinidade). Oscilações ou queda do pH após subida inicial sugerem falha na correção (ex.: lixiviação do cálcio), não mencionada no texto.
Nenhuma delas apresenta o “pulo” moderado e a estabilização no intervalo de 6-7 após ~50 dias como determinado pelo experimento.
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS:
Flashcard 1:
Frente: Qual é o objetivo principal da calagem em Latossolos do Cerrado?
Flashcard 2:
Frente: Em quantos dias, em média, o pH de um Latossolo álico corrigido até 20 cm se estabiliza?
Flashcard 3:
Frente: Que forma típica assume a curva de pH após calagem correta: queda, super-alcalinização ou subida até ~7 seguida de platô?
Flashcard 4:
Frente: Por que a curva de pH após calagem deve mostrar um aumento gradual?
Flashcard 5:
Frente: Qual característica define um latossolo álico?
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Flashcard 1:
Frente: Qual é o objetivo principal da calagem em Latossolos do Cerrado?
Verso: Neutralizar acidez (H⁺/Al³⁺), elevar pH para 6-6,5, aumentar saturação por bases e fornecer Ca²⁺/Mg²⁺.
Flashcard 2:
Frente: Em quantos dias, em média, o pH de um Latossolo álico corrigido até 20 cm se estabiliza?
Verso: Aproximadamente 50 dias (um pouco menos de 2 meses) após a aplicação do calcário.
Flashcard 3:
Frente: Que forma típica assume a curva de pH após calagem correta: queda, super-alcalinização ou subida até ~7 seguida de platô?
Verso: Subida gradual a partir de pH ácido até cerca de 6-7 e posterior platô (curva “linha d” do gráfico).
Flashcard 4:
Frente: Por que a curva de pH após calagem deve mostrar um aumento gradual?
Verso: O calcário reage lentamente com os componentes do solo, liberando íons neutralizantes ao longo de semanas.
Flashcard 5:
Frente: Qual característica define um latossolo álico?
Verso: Alta saturação de alumínio (Al³⁺) e pH naturalmente baixo, comum em regiões de Cerrado.
MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:


Questão 3 – Física e Química do Solo
Banca/Concurso: FAU UNICENTRO – 2024 – Engenheiro Agrônomo (Pref. Prudentópolis)
Em relação a acidez do solo , não é correto afirmar que:
A) O pH baixo do solo é a principal causa da acidez do solo.
B) A acidificação do solo consiste na remoção dos cátions trocáveis do solo, substituindo os por alumínio trocável e hidrogênio não dissociado.
C) O pH é o indicador da presença de H livre.
D) Solos com baixa CTC apresentam maior variação de pH.
E) Solos arenosos, mesmo com alumínio trocável abaixo do nível tolerado pelas plantas, poderão apresentar toxidez devido à baixa saturação de bases.
Gabarito: Alternativa “A”.
Comentário Sintético:
A questão avalia o conhecimento sobre os fatores que determinam a acidez do solo e seus efeitos sobre o pH e a disponibilidade de nutrientes, sendo incorreta a alternativa A, pois o pH baixo não é a causa, mas sim a consequência da acidez do solo, que resulta da presença de íons H⁺ e Al³⁺ na solução e no complexo de troca; as demais alternativas estão corretas: a B descreve corretamente o mecanismo de acidificação pelo deslocamento de cátions básicos e entrada de H⁺/Al³⁺; a C reconhece o pH como indicador da concentração de H⁺ livre; a D aponta que solos com baixa CTC, como os arenosos, têm menor capacidade tampão e maior variação de pH; e a E explica que, mesmo com baixos teores de alumínio, solos arenosos podem apresentar toxidez por baixa saturação de bases, o que reforça a importância de interpretar o pH dentro do contexto químico e textural do solo.
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
pH do solo – índice logarítmico da atividade de íons H⁺ em solução. É um indicador do grau de acidez, não a sua causa.
Acidez do solo: Refere-se à presença de íons H⁺ e Al³⁺ no complexo de troca do solo, que afetam a disponibilidade de nutrientes e a toxicidade para plantas.
Acidificação – perda de cátions básicos (Ca²⁺, Mg²⁺, K⁺, Na⁺) do complexo de troca e respectiva substituição por H⁺ e Al³⁺, elevando a acidez potencial.
CTC (capacidade de troca de cátions) – soma de cargas negativas do solo que podem reter cátions; quando baixa, o solo tem fraca capacidade tampão e o pH oscila com facilidade.
Saturação por bases (V %) – porcentagem da CTC ocupada por cátions básicos. Valores baixos indicam deficiência de Ca/Mg/K e ambiente mais ácido.
Alumínio trocável (Al³⁺) – forma de Al retida nas cargas do solo que se torna tóxica às raízes quando presente em concentrações elevadas (≥ 1 cmolₚ kg⁻¹, em média).
Justificativa do gabarito:
O pH baixo é efeito da acidez – ele expressa a concentração de H⁺ em solução depois que processos como lixiviação de bases, adubos acidificantes ou liberação de Al³⁺ já ocorreram. Portanto, não se pode dizer que “o pH baixo é a causa principal da acidez”, ele apenas mensura o resultado dessa acidez.
Ou seja, a afirmação A está incorreta porque o pH baixo é uma consequência da presença excessiva de íons H⁺ e Al³⁺ no solo, que são as causas da acidez. A acidez é definida pela concentração desses íons e pela sua interação com os componentes do solo, resultando em um valor de pH abaixo de 7.
Por que as demais estão corretas
- B – descreve com precisão o mecanismo de acidificação: saída de Ca²⁺, Mg²⁺ etc. e entrada de H⁺/Al³⁺. Esta afirmação descreve corretamente o processo de acidificação do solo.
- C – pH mede a atividade de H⁺ livre (ou H₃O⁺) na solução do solo; conceito clássico da escala de Sorensen. O pH é, por definição, o logaritmo negativo da atividade (aproximadamente igual à concentração) dos íons hidrogênio (H⁺) na solução do solo, sendo um indicador direto da presença de H⁺ livre.
- D – solos de baixa CTC (areias, Latossolos muito intemperizados) têm baixa capacidade tampão; pequenas adições ou perdas de ácidos/bases alteram muito o pH. Solos com baixa CTC têm menor capacidade de reter cátions ácidos ou básicos, resultando em maior flutuação do pH com pequenas adições dessas substâncias.
- E – em areias, um mesmo valor absoluto de Al trocável representa maior atividade de Al³⁺ na solução por haver menos cargas de troca e pouco Ca/Mg para contrabalançar; assim, mesmo abaixo do limiar “padrão”, pode surgir toxidez quando a saturação de bases é muito baixa (menor que 20 %). A literatura de manejo de solos ácidos no Brasil ressalta esse ponto (ex.: Sousa & Lobato, 2004). Em solos com baixa CTC, mesmo uma pequena quantidade de alumínio pode representar uma alta porcentagem da CTC, levando a uma baixa saturação de bases e potencial toxicidade, pois a proporção de alumínio em relação aos nutrientes básicos é alta.
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS:
Flashcard 1:
Frente: O que o pH realmente indica no solo?
Flashcard 2:
Frente: Quais íons substituem Ca²⁺, Mg²⁺, K⁺ na acidificação do solo?
Flashcard 3:
Frente: Por que solos com baixa CTC exibem grandes variações de pH?
Flashcard 4:
Frente: O pH baixo do solo é a causa ou a consequência da acidez do solo?
Flashcard 5:
Frente: Como a Capacidade de Troca Catiônica (CTC) influencia a variação do pH do solo?
Flashcard 6:
Frente: Além da concentração de alumínio trocável, qual outro fator influencia a toxicidade do alumínio para as plantas, especialmente em solos arenosos?
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Flashcard 1:
Frente: O que o pH realmente indica no solo?
Verso: A atividade (concentração efetiva) de íons H⁺ livres na solução; é efeito, não causa, da acidez.
Flashcard 2:
Frente: Quais íons substituem Ca²⁺, Mg²⁺, K⁺ na acidificação do solo?
Verso: Hidrogênio (H⁺) e alumínio trocável (Al³⁺).
Flashcard 3:
Frente: Por que solos com baixa CTC exibem grandes variações de pH?
Verso: Têm pouca capacidade tampão; pequenas entradas ou perdas de ácidos/bases alteram rapidamente o equilíbrio químico.
Flashcard 4:
Frente: O pH baixo do solo é a causa ou a consequência da acidez do solo?
Verso: É a consequência. A causa da acidez reside na presença excessiva de íons H⁺ e Al³⁺.
Flashcard 5:
Frente: Como a Capacidade de Troca Catiônica (CTC) influencia a variação do pH do solo?
Verso: Solos com baixa CTC têm menor poder tampão e, portanto, apresentam maior variação de pH com a adição de substâncias ácidas ou básicas.
Flashcard 6:
Frente: Além da concentração de alumínio trocável, qual outro fator influencia a toxicidade do alumínio para as plantas, especialmente em solos arenosos?
Verso: A saturação de bases. Em solos com baixa CTC, mesmo pequenas quantidades de alumínio podem levar a baixa saturação de bases e toxicidade.
MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:


Questão 4 – Nutrição Mineral e Adubação
OBJETIVA CONCURSOS – 2024 – Engenheiro Agrônomo (Pref Maripá)
A análise de solo é a partida inicial para uma boa safra, pois dela podemos retirar algumas informações e tomadas de decisões para que tenhamos uma boa safra, visto que a disponibilidade de nutrientes é um fator abiótico no qual conseguimos interferir facilmente. Tendo em mãos o resultado de uma análise de solo, têm-se os fatores que determinam a tomada de decisão para a recomendação de nitrogênio, fósforo e potássio segundo o Manual de Calagem e Adubação para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Considerando-se o enunciado, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Nitrogênio.
(2) Fósforo.
(3) Potássio.
( ) Argila.
( ) Cultura antecedente.
( ) Teor de P no solo.
( ) CTCpH7,0.
( ) MO do solo.
( ) Teor de K no solo.
A) 2 – 1 – 2 – 2 – 1 – 2.
B) 3 – 2 – 2 – 1 – 1 – 3.
C) 2 – 1 – 2 – 3 – 1 – 3.
D) 3 – 1 – 2 – 2 – 1 – 3.
Gabarito: Alternativa “C”.
Comentário Sintético:
A questão aborda os fatores determinantes para a recomendação de nitrogênio, fósforo e potássio com base no Manual de Calagem e Adubação para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A resposta correta é a alternativa C, pois a argila influencia a disponibilidade de fósforo (2), a cultura antecedente afeta a necessidade de nitrogênio (1), o teor de P no solo está diretamente relacionado à recomendação de fósforo (2), a CTCpH7,0 influencia a recomendação de potássio (3), a matéria orgânica do solo é uma importante fonte de nitrogênio (1) e o teor de K no solo determina a necessidade de reposição de potássio (3). As demais alternativas apresentam erros na correspondência entre os fatores e os nutrientes analisados.
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
Análise de Solo: Conjunto de métodos laboratoriais que visam determinar as características químicas, físicas e biológicas do solo. Fornece informações importantes para o manejo da fertilidade do solo e a recomendação de adubação e calagem.
Nitrogênio (N): Nutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Atua na formação de proteínas, clorofila e outras moléculas importantes.
Fósforo (P): Nutriente essencial para o desenvolvimento do sistema radicular, a formação de flores e frutos e a transferência de energia nas plantas.
Potássio (K): Nutriente essencial para a regulação da pressão osmótica, a abertura e fechamento dos estômatos, a síntese de proteínas e carboidratos e a resistência a doenças e estresses.
Argila: Fração do solo com partículas muito pequenas, que influencia a capacidade de retenção de água e nutrientes.
Cultura Antecedente: Planta cultivada anteriormente na área, que pode influenciar a disponibilidade de nutrientes no solo.
Teor de P no Solo: Quantidade de fósforo presente no solo, determinada pela análise de solo.
CTCpH7,0: Capacidade de Troca de Cátions do solo a pH 7,0. Indica a capacidade do solo de reter cátions, incluindo nutrientes como potássio, cálcio e magnésio.
MO do Solo: Matéria Orgânica do solo. Influencia a fertilidade do solo, a estrutura, a aeração e a capacidade de retenção de água.
Teor de K no Solo: Quantidade de potássio presente no solo, determinada pela análise de solo.
Justificativa do gabarito:
A sequência correta é 2 – 1 – 2 – 3 – 1 – 3 porque:
- A argila influencia a disponibilidade de fósforo (2).
- A cultura antecedente influencia a disponibilidade de nitrogênio (1).
- O teor de P no solo é um dos fatores considerados para a recomendação de fósforo (2).
- A CTCpH7,0 é um dos fatores considerados para a recomendação de potássio (3).
- A MO do solo influencia a disponibilidade de nitrogênio (1).
- O teor de K no solo é um dos fatores considerados para a recomendação de potássio (3).
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS:
Flashcard 1
Frente: Quais são os principais nutrientes que a análise de solo ajuda a determinar a disponibilidade?
Flashcard 2
Frente: Quais são os principais fatores do solo que influenciam a disponibilidade de nutrientes?
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Flashcard 1
Frente: Quais são os principais nutrientes que a análise de solo ajuda a determinar a disponibilidade?
Verso: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K).
Flashcard 2
Frente: Quais são os principais fatores do solo que influenciam a disponibilidade de nutrientes?
Verso: Argila, Matéria Orgânica (MO), pH, CTCpH7,0, teor de nutrientes.
MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:

Questão 5 – Pedologia e Morfologia do Solo
AVANÇASP – 2024 – Engenheiro Agrônomo (Pref Lorena)
Referente a normatização e classificação dos solos de acordo com sua granulometria, qual dos seguintes materiais possui o diâmetro dos grãos maior ou igual a 2,0 mm?
A) areia e seixo
B) argila e silte
C) areia e argila
D) silte e pedregulho
E) argila e seixo
Gabarito: Alternativa “A”
Comentário Sintético:
A questão pede identificar, entre as combinações apresentadas, o(s) material(is) cujo diâmetro de grão é maior ou igual a 2 mm; lembrando os limites granulométricos fixados pela NBR 6502/1995 (semelhantes ao sistema USDA): argila (< 0,002 mm), silte (0,002 – 0,06 mm), areia (0,06 – 2,0 mm) e seixo/pedregulho (> 2 mm). Assim, somente a fração mais grossa da areia chega exatamente a 2 mm e o seixo ultrapassa esse valor, ao passo que argila e silte estão muito abaixo dele; logo, a dupla que satisfaz o critério “≥ 2 mm” é areia e seixo, o que confirma a alternativa A.
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
Granulometria do solo – classificação das partículas conforme o diâmetro.
NBR 6502/1995 (ABNT) e USDA convergem em valores-limite:
- Argila (< 0,002 mm)
- Silte (0,002 – 0,06 mm)
- Areia (0,06 – 2,0 mm)
- Seixo / Pedra / Pedregulho (> 2 mm)
Diâmetro ≥ 2 mm – engloba todo fragmento grosseiro (gravel) e, no extremo superior do intervalo, a fração de areia muito grossa que atinge exatamente 2 mm.
Justificativa do gabarito:
A pergunta exige materiais cujo diâmetro dos grãos seja maior ou igual a 2 mm.
| Material | Faixa granulométrica (mm) | Atende ao critério ≥ 2 mm? |
| Areia (muito grossa) | até 2,0 | Sim – limite superior igual a 2 mm |
| Seixo / pedregulho | > 2,0 | Sim |
Portanto, o par “areia e seixo” contém ambos os materiais compatíveis com o limite solicitado.
Por que as demais alternativas estão incorretas
B) argila e silte:
- Incorreta: Argila (< 0,002 mm) e silte (0,002 mm a 0,06 mm) são frações finas do solo, com diâmetros de grãos muito menores que 2,0 mm.
C) areia e argila:
- Incorreta: Embora a areia possa ter grãos >= 2,0 mm, a argila (< 0,002 mm) está muito abaixo desse limite.
D) silte e pedregulho:
- Incorreta: O silte (0,002 mm a 0,06 mm) está muito abaixo de 2,0 mm. O pedregulho (4,8 mm a 76 mm) é maior que 2,0 mm, mas a inclusão do silte torna a opção incorreta.
E) argila e seixo:
- Incorreta: Embora o seixo seja maior que 2,0 mm, a argila (< 0,002 mm) está muito abaixo desse limite.
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS:
Frente: Qual o intervalo granulométrico oficial da areia muito grossa segundo a NBR 6502?
Frente: A partir de que diâmetro um fragmento passa a ser classificado como seixo (gravel) na pedologia brasileira?
Frente: Quais frações compõem o “solo fino” na granulometria?
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Frente: Qual o intervalo granulométrico oficial da areia muito grossa segundo a NBR 6502?
Verso: 1,0 mm a 2,0 mm, inclusive o limite superior.
Frente: A partir de que diâmetro um fragmento passa a ser classificado como seixo (gravel) na pedologia brasileira?
Verso: Acima de 2 mm.
Frente: Quais frações compõem o “solo fino” na granulometria?
Verso: Silte (0,002–0,06 mm) e argila (< 0,002 mm); ambas têm diâmetro abaixo de 2 mm, portanto não entram na classe de areias ou fragmentos grosseiros.
MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:

Questão 6 – Relações Solo-Água-Planta
UFMT – 2024 – Engenheiro Agrônomo (Pref Cáceres)
A quantidade de água a ser utilizada nos sistemas de irrigação é baseada no conceito água disponível no solo. Essa quantidade de água é variável e depende do tipo de solo e do manejo a que cada solo é submetido. Independentemente do valor, a água disponível no solo é definida utilizando-se de dois atributos físicos do solo. O que define a água disponível do solo?
A) Capacidade de campo menos o ponto de murcha permanente.
B) Capacidade de campo mais o ponto de murcha permanente.
C) Capacidade de campo mais a água gravitacional.
D) Água gravitacional menos o ponto de murcha permanente.
Gabarito: Alternativa “A”
Comentário Sintético:
A questão pede qual combinação de atributos físicos define, em manejo de irrigação, a água disponível no solo; recordo que se mede a umidade na capacidade de campo, momento em que o solo, logo depois de drenar a água gravitacional, retém o máximo de água ainda facilmente extraível, e na umidade do ponto de murcha permanente, quando o potencial hídrico cai a –1 500 kPa e as raízes já não conseguem remover água; portanto, a lâmina efetivamente explorável pela planta é a diferença entre esses dois níveis (CC – PMP). Assim, seleciono a alternativa A – “Capacidade de campo menos o ponto de murcha permanente”, pois ela expressa exatamente essa definição clássica adotada em física de solos e na prática de dimensionamento de sistemas de irrigação, enquanto as demais opções somam grandezas sem significado ou incluem a água gravitacional, que drena rapidamente e não fica disponível às plantas.
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
Capacidade de campo (CC)
Teor de água retida no solo após o escoamento da água gravitacional; corresponde, em média, à pressão mátrica de –10 kPa (areias) a –33 kPa (argiloso). Representa o “máximo” de água que o solo armazena e ainda é facilmente disponível às plantas.
Ponto de murcha permanente (PMP)
Teor de água no qual as plantas já não conseguem extrair água do solo, murcham irreversivelmente; corresponde a –1500 kPa de potencial mátrico.
Água disponível (AD)
Parcela de água que a planta efetivamente pode absorver sem estresse hídrico. Definição formal:
AD = CC – PMP
Água gravitacional
Porção que drena rapidamente após uma chuva ou irrigação; não fica retida e, portanto, não é considerada disponível para as culturas.
Justificativa do gabarito:
A resposta correta é a A) Capacidade de campo menos o ponto de murcha permanente.
Esta é a definição clássica e universalmente aceita de água disponível no solo na agronomia e ciência do solo.
- A Capacidade de Campo (CC) representa a umidade máxima que o solo consegue reter contra a força da gravidade e que está disponível para as plantas.
- O Ponto de Murcha Permanente (PMP) representa a umidade mínima que o solo ainda contém, mas na qual a água está tão fortemente ligada às partículas do solo que as raízes das plantas não conseguem mais extraí-la, resultando na murcha irreversível.
A diferença entre a água retida na Capacidade de Campo e a água retida no Ponto de Murcha Permanente é a porção de água que está efetivamente disponível para as plantas, ou seja, a Água Disponível no Solo (ADS).
ADS=CC−PMP
Essa é uma doutrina fundamental da física do solo e da irrigação, baseada em experimentos e modelos que descrevem a dinâmica da água no sistema solo-planta-atmosfera. Não há legislação específica ou cálculos complexos, além da própria definição da relação entre os parâmetros de umidade do solo.
Por que as demais opções estão incorretas
B) Capacidade de campo mais o ponto de murcha permanente.
- Incorreta: Somar esses dois valores não tem significado físico para a água disponível. A água disponível é a faixa entre eles, não a soma.
C) Capacidade de campo mais a água gravitacional.
- Incorreta: A água gravitacional é o excesso de água que drena e não é considerada disponível para a planta. Somar a água gravitacional à Capacidade de Campo resultaria em um teor de umidade acima do limite utilizável pelas plantas e seria inútil para o manejo da irrigação, pois a planta não consegue absorver a água gravitacional de forma sustentável.
D) Água gravitacional menos o ponto de murcha permanente.
- Incorreta: A água gravitacional não é um limite superior para a água disponível, mas sim uma água em trânsito. Essa subtração não representa a água disponível para a planta e resultaria em um valor sem sentido prático para o manejo da irrigação.
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS:
Frente: Qual é a equação que define a água disponível no solo?
Frente: A que potenciais de água correspondem, aproximadamente, CC e PMP nos solos argilosos?
Frente: Por que a água gravitacional não entra no cálculo de água disponível?
Flashcards dessa questão – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Frente: Qual é a equação que define a água disponível no solo?
Verso: Água disponível = Capacidade de campo − Ponto de murcha permanente.
Frente: A que potenciais de água correspondem, aproximadamente, CC e PMP nos solos argilosos?
Verso: CC ≈ –33 kPa; PMP ≈ –1500 kPa.
Frente: Por que a água gravitacional não entra no cálculo de água disponível?
Verso: Porque ela drena rapidamente após o excesso de umidade; não permanece acessível às raízes e, portanto, não pode ser contabilizada como reserva útil.
MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:
